Carta aberta em prol do PL 1.155/15, que trata do serviço fretado de transporte rodoviário

• O Sindttrans, entidade que representa os trabalhadores em transporte rodoviário em Uberlândia e região, vem a público afirmar o seu apoio ao ao Projeto de Lei 1.155/15 que já foi aprovado em primeiro e segundo turno na Assembleia Legislativa e, agora, a expectativa é pela sanção do Governador Romeu Zema (Novo).

O Projeto assegura o emprego formal e os direitos conquistados para os 250 mil trabalhadores dos 853 municípios mineiros que atuam na categoria.

Empresas que operam de forma clandestina querem retirar as condições dignas de trabalho, não cumprindo a CLT e sequer a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que contém previsão de benefícios por nós conquistados ao longo do tempo como SEGURO DE VIDA, PISO SALARIAL, PLANO DE SAÚDE, TICKET DE ALIMENTAÇÃO e a JORNADA REGULAMENTADA, entre outras.

Não se engane. O transporte clandestino é ilegal e coloca a categoria em condições precárias de trabalho e sem direitos conquistados com muita luta por todos nós.

Em meio a uma grande batalha política, empresas como a Buser estão oferecendo viagens gratuitas, criando abaixo assinado sem o devido critério, investindo em propaganda e, pouco se preocupando com a situação do trabalhador.

Independente da crise vivida no país foi possível manter os empregos e, até mesmo, obter avanços na última Convenção Coletiva.

Diferente disso, em um cenário paralelo, a UBER assiste de camarote o aumento dos preços de combustível e não se preocupa com a evasão de motoristas do segmento.

Por isso, a importância da regulamentação. Para que não aconteça conosco o mesmo que vem ocorrendo com eles.